Meu cronograma de italiano - como finalmente superei meu ódio do Trello

 



Eu estava com uma viagem de estágio planejada para a Itália, cancelada devido à pandemia. Ainda pensando em fazer uma viagem à lazer e aproveitar para conhecer sobre o sistema de saúde italiano, suas faculdades (e de quebra sobre como conseguir minha cidadania), decidi voltar a estudar Italiano. 

E sim, eu poderia fazer um curso online ou usar qualquer ferramenta gratuita para guiar o meu aprendizado, mas nenhum curso seguiria o meu proprio ritmo ou me custaria um investimento financeiro tão baixo. Por causa disso eu preferi estudar sozinha e bingo! Em três semanas eu já tinha traduzido 80% de uma música sozinha (o que pra mim foi uma baita conquista). Então deixa eu contar pra vocês como eu fiz esse cronograma. 

O aplicativo (ou plataforma)

Eu não sou a maior fã do Trello, muito pelo contrário, me recusava terminantemente a usá-lo (#trellohaters), mas de todas as plataformas que eu conhecia ela era a que visualmente melhor atendia à minha demanda naquele momento. 
Se você não o conhece, já adianto que não é muito intuitivo: acho bastante confuso inclusive, mas não quero te desanimar. A grande vantagem do Trello é que você organiza tudo: links, imagens, arquivos, etc., junto num quadro, que para mim parece muito uma antiga organização minha num quadro de cortiça. 
Você consegue acessar o meu cronograma aqui, mas se não curtir o aplicativo que eu escolhi, você consegue fazer coisas similares no Todoist e Notion (que inclusive quero testar). 

O material



Diferente do inglês, o italiano não tinha uma infinidade de materiais de baixo custo sendo oferecidos por aí. Por isso eu entrei na Amazon e li um pouco sobre cada um, escolhendo quatro materiais:
  1. Exercícios de italiano (link aqui) - que tem exercícios do básico ao avançado, resumo gramatical bem curtinho antes de cada exercício e gabarito. 
  2. Resumão de conversação (link aqui) - eu adoro por ter muita informação de forma prática e resumida. 
  3. Resumão de gramática (link aqui) - que se fosse comprar hoje eu dispensaria, mas paciência. 
  4. Gramática prática (link aqui) - que eu adoro, mas deixaria pra comprar mais pra frente depois que eu já estivesse caminhando para o intermediário. 
Gastei entre 50-70 reais na época, e mesmo sabendo que existe muito material on-line gratuito eu preferi o material físico, impresso em boa qualidade e achei que valeu o investimento. Além disso, uso as aulas da Lucrezia (Learn Italian with Lucrezia), no momento ainda na playlists de begginers. 

A primeira coisa que fiz no meu quadro foi listar o material que eu tenho e colocar como check-list: cada vez que eu avanço um pouco eu marco uma caixinha, o que é chamado na psicologia de reforço positivo - e é algo que funciona MUITO comigo. 

O cronograma semanal



Escolhi organizar meu cronograma pensando mais ou menos das quatro habilidades: escrita, escuta, leitura e fala - obviamente a fala não é o que mais pratico, mas não deixo de praticá-la e vou ensinar como faço. 

Ao assistir um episódio de série (a escolha da série ao invés do filme é justamente por ser mais curto) eu treino o listening e ao mesmo tempo o speaking, porque gosto de repetir o que os personagens falam. Da primeira vez escolhi assistir Modern Love dublado em italiano, mas dessa vez escolhi uma série originalmente italiana e estou penando um pouco com o sotaque. 
Dica: se você estiver aprendendo outras línguas que não o inglês, escolha um filme originalmente em inglês e apenas dublado naquele idioma, fica com menos "marcas" de regionalidade e ajuda muito!
Eu sempre repito tudo o que a Lucrezia fala nos vídeos, por mais bobo que pareça, e isso vai me dando uma segurança maior ao falar. Além disso eu estudo gramática sempre: em primeiro lugar porque quero conversar com pessoas que representam faculdades e colegas de trabalho, e por mais que minha linguagem não seja perfeita, quero estar o mais afiada possível; em segundo lugar eu acredito que seja muito melhor eu já aprender o idioma corretamente do que pegar alguns vícios de linguagem logo de cara e passar aperto pra lapidar depois. 

E como eu pratico a fala? Falando, oras! Sozinha mesmo. Finjo que estou num café (ou insira aqui qualquer lugar que você queira visitar) e começo a me apresentar, tento contar sobre o meu dia, sobre a minha semana. No começo é muito frustrante porque o seu vocabulário é limitado e te faltam as palavras (literalmente), mas você progride e enxerga nitidamente o seu progresso. 

E a tradução das músicas eu faço assim: 
  1. pego a música inteira e coloco do lado esquerdo da minha tela. do lado direito eu vou escrevendo as frases que eu consigo traduzir sozinha alinhadas com a música;
  2. depois que eu finalizo o que eu sabia, sigo tentando traduzir sozinha buscando o significado apenas de palavras isoladas e tentando entender o resto pelo contexto;
  3. por fim, o que não entendo eu leio a tradução em algum site de música, confiro as outras frases, e anoto acima das palavras novas os seus significados. 

E as outras listas?


Nelas eu coloco as indicações de séries e filmes, posts legais do instagram (ou pelo menos planejo colocar) e fotos para me deixar motivada - além de comprometida, claro*.


Sei que esse post ficou IMENSO, mas se você está começando do zero acredito que vai te ajudar. Lembrando que você consegue acessar meu quadro do Trello aqui.

Um beijo,



*Se você não sabe do que estou falando, leia este post. 

Comentários

  1. Eu enrolo pra aprender inglês há anos, justamente por não saber por onde começar ou me organizar. Certeza que suas dicas vão me ajudar, e muito! E seu quadro do Trello ficou INCRÍVEL. Eu sempre apanhei muito pra criar um que seja funcional hahahah. Certeza que vou usar o seu como modelo. Parabéns pelo post, por compartilhar dicas tão ricas e, de quebra, por me inspirar a aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah amiga, que bom que você gostou!! fico feliz que esteja animada para aprender!

      Excluir

Postar um comentário