Motivação versus comprometimento



 Há algum tempo atrás eu li um texto num instagram de estudos (hoje desativado) chamado @studytipsbea, de uma garota super fofa que fazia medicina na Itália. Já havíamos conversado algumas vezes mas nada me marcou tanto quanto esse post seu. Ela tinha recebido a seguinte pergunta:

Como posso estudar quando não estou motivado?

 De acordo com o google, "motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação." E é incrível estar motivado: querer estudar para o vestibular visando a profissão dos sonhos, estudar para uma prova com o objetivo de aprender, sair para fazer uma corrida para perder peso ou ser mais saudável. 

Por outro lado, infelizmente não estamos motivados sempre. Eu não quero estudar todos os dias, não quero me exercitar com tanta frequência ou comer um número específico de frutas, mas é aí que entra o comprometimento. 

Estar comprometido com o seu objetivo é estar determinado a alcançar aquilo, a chegar naquele ponto. E é o comprometimento que vai fazer você estudar sem querer, caminhar mesmo com preguiça, comer uma maçã ao invés de uma barra de chocolates (ok, preciso parar de dar exemplo com comida)

Quando me perguntam como ter motivação para estudar tanto quanto eu, a resposta simplesmente não existe.

"O compromisso é o que vai mantê-lo em movimento quando você tem um mergulho em sua motivação"

Então a ideia é: deixe que o comprometimento te leve quando sua motivação e entusiasmo falharem. Está desmotivado? Faz mesmo assim! Porque ao alcançar o seu tão aguardado objetivo você vai olhar para trás e ver que os dias duros à base da força foram o que te levaram até ali - ainda mais que os dias em que você estava apenas empolgado. 

Lembre-se: a motivação sem comprometimento é apenas entusiasmo vazio.


Um Beijo, 

Lô 


 

Comentários