Organizando um cronograma no ToDoist em 5 passos!

 


A Louca do cronograma ataca novamente e dessa vez eu vim mostrar para vocês o aplicativo que no momento ocupa o pódio como meu favorito para organizar cursos, objetivos que incluem mais processos e listas complexas: ToDoist
Estou fazendo um curso que se chama "PSZerado" e vou usar o conteúdo dele para mostrar como fiz, mas há várias outras opções. 
Você pode começar com o app ou a versão para desktop acessada no site. Eu recomendo que mexa primeiramente no computador para organização e use o app para checar as tarefas. 

 

Passo #1: entrar com o google

Ao se conectar pelo google você tem duas vantagens:
1. Não tem mais uma senha para gravar. 
2. Você consegue sincronizar com o google calendar e facilitar sua vida. 



Passo #2: sincronizando com o calendário

Depois de logar na sua conta google vá até o canto superior direito no seu perfil e clique na opção de configurações. 
Na parte de Integrações você consegue escolher sua conta google para sincronizar com o calendário e vocês vão entender o quanto isso facilita!

Passo #3: montando seu cronograma


1) Crie um projeto
Como para cada projeto ou uso do todoist você pode escolher uma cor par ser mostrada no próprio aplicativo. Esse projeto será mostrado como board com o layout igual ao canva ou como lista, você pode escolher no canto superior direito. 

2) Adicione as tarefas 
Eu escolhi adicionar cada módulo como uma tarefa e cada aula de cada módulo como subtarefa, assim eu poderia organizar metas a curto e médio prazo.


3) Agende as tarefas
Primeiro eu gosto de dividir os módulos/tarefas em sessões para colocar em cada mês que desejo fazer. 
Você tem a opção de agendar as tarefas ou as subtarefas. Como eu separo as tarefas em sessões por mês, acabo datando apenas as subtarefas. É um processo que faço uma vez a cada duas semanas mais ou menos, para ir tateando:
- Ás vezes consigo fazer 3 tarefas ao dia, às vezes consigo 10, então sempre coloco uma média para nem exigir de menos de mim mesma nem demais. 


Agora, olha como fica:



Passo #4: suas tarefas diárias


Tanto na aba entrada, quanto na aba hoje é possível ver as tarefas que estão agendadas para aquele dia. Na aba entrada você pode também fazer uma lista simples apenas colocando algumas tarefas do dia a dia. 


Passo #5: acompanhe suas tarefas em qualquer lugar com o google calendar 



No menu lateral você autoriza o app a colocar suas tarefas nos dias (lembrando que elas só aparecem se forem agendadas!) além de escolher uma cor determinada para o app. 








E fica assim a aparência no celular!

Como eu faço?
- Eu dou uma olhada no google agenda pra definir o que preciso fazer
- Quando termino tudo - geralmente no fim do dia - eu entro no app e dou um check nas minhas tarefas. 
- Um "Hack" é usar o google agenda pelo PC para reposicionar as tarefas porque diferente do todoist você não precisa entrar em cada uma e mudar a data, é só clicar e arrastar a tarefa pro dia que você quiser! 






Bônus:

Além disso tudo o todoist tem vários templates prontos pra você aproveitar. Algo que eu gostei mas acabou não funcionando pra mim (voltei pro bom e velho excel) foi organizar os meus livros no todoist. Vou mostrar aqui em baixo como fiz, quem sabe não funciona pra você?


Um beijo,

Comentários